Churrasco bom é com Gamay!

Escrito por

 

Construí nesses dias pandêmicos uma churrasqueira em homenagem à Torre de Pisa!
Fiz o primeiro churrasquinho com legumes, pouca carne, quase nenhuma – foi numa segunda-feira (sem carne).

Grelhados em geral e nesse caso vegetais e legumes na brasa ganham aromas e sabores defumados a minha sugestão foi optar por vinhos tintos sem barrica ou com pouca passagem por madeira, que mostram mais a fruta! Por que, se completam, quando se harmonizam esses aromas e sabores ganhamos mais complexidade e riqueza ao paladar.

Cuidado! Vinhos com taninos muito presentes e com aromas defumados em excesso podem trazer a sensação de amargor ao paladar.

Escolhi para brincar com fogo os vinhos com uva Gamay,  a rainha de Beaujolais na França, ela brilha distinta e cheia de personalidade em seus diferentes Crus.

E por aqui ela anda brilhando também! 

As características da Gamay, para quem ainda não conhece, dão vinhos com aromas de frutos vermelhos, frescos, bem glou-glou que são fáceis de beber! E podem até dar vinhos mais encorpados e mais carnudos.

Temos sim, ótimos exemplares produzidos aqui no Brasil com a uva Gaméhhh!

Provei dois vinhos da Vanessa K Medin, produtora gaúcha, de vinhos naturais (natureba).

Este eu já conhecia e é um espetáculo!

Doce Liberdade safra 2019 – Gamay leve cor, rubi brilhante, aromas complexos, são florais e frutos com caroço, cereja, framboesas  que evoluem em volta de especiarias e sutis balsâmicos. Aquela acidez que dá água na boca, taninos finos, mineral, o equilíbrio e a doce liberdade que ganha com o início da maturidade! 


E o segundo, foi feroz!

Instinto Selvagem safra 2020 – Gamay – cor, rubi intenso, já pela cor notasse a ótima concentração, aromas poderosos de frutas escuras, complexidade, sutil empireumático, bela estrutura, sanguíneo, carnudo e ardido, taninos presentes equilibrados por uma acidez viva!

De quais Crus de Beaujolais seriam esses Gamays? Morgon!? Juliénas!??

Você pode também se interessar por

Peso Real Sommelier

Gostaria de receber exclusivIDADES?

Inscreva-se aqui embaixo e receba as novidades da PESO REAL no seu email!