É no resgate da ancestralidade que entendemos quem somos.

Canto Queijaria é o propósito de vida do jovem casal Mariana e Paulo. Os dois se embrenharam no mato em busca de uma mudança que pudesse trazer significado.

Quando o mundo da moda e da publicidade não pareciam reais o suficiente, eles precisavam de algo que fizesse o peito bater mais forte, de uma direção.

Mari e Paulo encontraram o norte que precisavam no lindo ofício de fazer queijos autorais e artesanais.

A partir desse desejo em comum, surgiu a Canto Queijaria, localizada a trinta quilômetros do centro de Uruguaiana.

A propriedade é uma extensão do empreendimento da família de Paulo, a Estância São Miguel, criadores de gado na região que, há mais de quarenta anos, tem como foco a produção de leite e, somente a três, o casal passou a produzir queijos. Na Canto, você é convidado a sentir na alma e no corpo. Por meio de histórias de Mari e Paulo, a cultura e o regionalismo são impressos em cada receita dos queijos. De forma muito sagaz, Canto, significa exatamente o que se propõe: está no canto do Brasil, no canto do estado do Rio Grande do Sul e no canto do pampa, lugar onde o casal resolveu morar e criar a pequena filha. Quem visita tem a chance de entender sobre a intimidade dos dois com a terra e os animais que vivem em completa harmonia com o casal, em uma cooperação respeitosa entre homem e bicho, pegando apenas o necessário para viver e compartilhando o restante.

Para quem é da cidade grande, é um bom momento para aprender a tirar leite da vaca e se sujar um pouco! Tem problema não, é assim mesmo, muita terra, gente, bicho, mato.

Depois, o convidado é guiado para conhecer a pequena casa onde os queijos ficam expostos para maturação e finalmente, um delicioso banquete te aguarda. Uma degustação com
as obras primas da Canto.
O sol, neste momento, já está indo embora, o ar se torna gelado, o dia vai mudando de cor lentamente, em um belíssimo alaranjado.

Para esquentar, abrimos lindas garrafas de espumantes, vinhos e cervejas produzidas pelos parceiros da região, que harmonizam com maestria com as delícias da Canto.

Momentos assim são raros de se ver em uma grande metrópole.

O dia termina de forma espetacular, com crianças e adultos contemplando a natureza e entendendo de pertinho tudo o que acontece antes do queijo chegar à mesa.

A Canto, na pontinha do país, é como um segredo bem guardado. Um lugar mágico reservado para poucos que chegam até lá.

Que tal carimbar a Canto na sua rota?

Como são os queijos da Canto Queijaria?

Cada peça é feita através das vivências de Mari e Paulo, o que proporciona uma linha de peças totalmente únicas, a fim de encher os olhos e o paladar de qualquer amante de uma boa gastronomia.

Uma das peças exclusivas fabricadas pelo casal é o Aragano, que leva o nome do vento que sopra pela região em algumas estações do ano. 

Feito de leite, coalho e sal, que recebe diversos mofos naturais durante o período de descanso na câmara fria, além de ser revirado várias vezes para resultar em um queijo equilibrado e muito saboroso.

Aqui, você acompanha a vida no campo, todos os processos em cada detalhe, com uma riqueza sensorial de aguçar todos os sentidos.

Experiência na Bodega Sossego

Os sabores e aromas ficam registrados na memória depois desse passeio!

O Hotel-Fazenda Timbaúva

Quem visita o local tem a oportunidade de caminhar por um maravilhoso bosque, perfeito para entrar em conexão somente com suas próprias ideias.