Sour fruit um novo sabor no vinho?

Escrito por

Saia do convencional, prove um sabor fora da curva!

Sabe aquele sabor acido, azedinho, às vezes até salgado que encontramos em algumas frutas como Goiaba, Fisális, Laranja Kinkan, Carambola, Lima limão, Toranja, Cerejas, Mirtilo.

Na coquetelária: Pisco sour, Whiskey sour, Margarita e em tantos outros. E nas cervejas: Fruit Lambic; Gose e a Catharina Sour são algumas azedinhas.

O sour fruit pode estar presente também nos vinhos e no seus diferentes estilos espumantes, pet nats, brancos, rosés, amarelos, laranjas e tintos.

Os clássicos vinhos de Jerez, Fino e Manzanilla, são brancos no estilo mais seco, com sutis aromas florais e de fermentos (sour); o sabor de polpa de frutas brancas (fruit); são frescos e salgadinhos como a brisa do mar. Os vinhedos estão localizados na região da D.O. Jerez – Espanha.

Você precisa prová-los!


Muitos aromas e sabores dessas frutas são características das uvas:

  • Palomino
  • Savagnin
  • Sauvignon Blanc
  • Chardonnay
  • Sangiovese
  • Cabernet Sauvignon

E o azedinho (sour) pode surgir no processo de vinificação (leveduras selvagens) e também vir do terroir (solo mineral).

Os vinhos com essas características são super gastronômicos e se completam nas harmonizações com charcutaria, peixes, frutos do mar e queijos de pasta dura.

Encontre os sabores sour fruit nos vinhos Bodega Sossego Branco, Rosé e Tinto!

BODEGA SOSSEGO Branco safra 2019

Cor amarelo com reflexos esverdeados. Aromas de frutas frescas de polpa branca e amarela, vegetais, ervas secas. A mescla das uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc criou sabores de frutas tropicais que vibram com acidez e enchem a boca, num final fresco e equilibrado.

BODEGA SOSSEGO Rosé safra 2020 

Cor vermelho alaranjado famoso “casquinha de cebola!” Os aromas de frutas vermelhas frescas e especiarias seduzem e na boca envolvem com equilíbrio e boa acidez. Um rosé de Cabernet Sauvignon, cheio de frescor que deixa água na boca com um final sour de frutas vermelhas.

 É um coringa nas harmonizações! 

BODEGA SOSSEGO Tinto safra 2016 

Cor rubi claret. Aromas finos e complexos de frutas vermelhas e pretas, ervas finas e especiarias. Corpo leve e envolvente

com taninos finos e acidez viva. Expressão mais sutil da uva Cabernet Sauvignon! Com maturação em cubas de aço inox sobre finas borras.

Esse vinho foi elaborado para oferecer um prazer imediato!

Saia da curva prove esse "novo" sabor Sour fruit!

Você pode também se interessar por

Churrasco bom é com Gamay!

Grelhados em geral e nesse caso vegetais e legumes na brasa ganham aromas e sabores defumados a minha sugestão foi optar por vinhos tintos sem barrica ou com pouca passagem por madeira, que mostram mais a fruta! Por que, se completam, ganham mais complexidade e riqueza ao paladar, quando se harmonizam esses aromas e sabores.

Peso Real Sommelier

Gostaria de receber exclusivIDADES?

Inscreva-se aqui embaixo e receba as novidades da PESO REAL no seu email!